![]() |
Passeio de Bateaux Mouche pelo Rio Sena |
Já dizia o poeta: “Paris é uma festa”!!
Sim!! Uma festa para seus olhos! Para cada canto que se olhe as pupilas brilham, tamanho charme e beleza de seus atrativos!
Nós amamos e já estivemos lá por 3 vezes. E quando tivermos mais uma oportunidade, por lá estaremos novamente.
Esse roteiro que vamos deixar aqui fizemos na 1 vez que estivemos em Paris. Ele dá uma ótima noção de como é a cidade e você consegue fazer em 1 dia entre caminhadas, museus, comidinhas e compras! Além de tudo é fácil: você vai seguir uma reta. Não tem erro.
Vamos lá:
Começamos pelo Museu Do Louvre. Além do Museu, lá você tem um Shopping (Carrousel du Louvre) também, com lojas e praça de alimentação. A dica inicial é descer na Estação de metrô Palais Royal-Museu du Louvre ou na Louvre-Rivoli.
![]() |
Pirâmides do Louvre |
Para entrar no Museu você pode acessar pela praça principal, onde tem as pirâmides (é a mais movimentada, mas nós entramos por ela e foi super tranquilo), mas é por ela que você vai chegar direto na Pirâmide Invertida ou então entrar pelo do Shopping (Carrousel du Louvre, também já acessamos o museu por ela e foi tudo tranquilo). A pirâmide grande tem mais de 20 metros de altura.
![]() |
Pirâmide vista por baixo |
Elas foram construidas a pedido do ex-presidente francês François Miterrand, e inauguradas em 1989. A entrada atualmente custa 22 euros (na época compramos na hora, mas hoje recomendamos que você compre com antecedência, pois eles fazem agendamento para entrar) e ele é fechado as terças-feiras. Então atente-se para fazer esse roteiro nos demais dias da semana.
![]() |
Pirâmide Invertida |
Para você não ficar perdido e sem saber o que ver no museu indicamos você ir no primeiro horário (9hs) para dar conta do roteiro e para não ter tanto movimento. Entre e vá direto ver a Monalisa. Na mesma sala, logo em frente, já aproveite para ver o quadro “As Bodas de Canaã”.
![]() |
Com a Monalisa |
Outros destaques no Museu são: a Vênus de Milo, o Código de Hamurabi, a Coroação de Napoleão e Os Aposentos de Napoleão (nos impressionou muito). Também não deixe de ver os quadros “A Coroação de Napoleão” e “São João Batista”(de Da Vinci).
![]() |
Com o Código de Hamurabi |
Após a visita saia do museu e siga em direção aos Jardins das Tulherias e veja a obra do Arco do Triunfo do Carrossel.
![]() |
Arco do Trinfo do Carrossel |
Siga em frente e atravesse a rua até os jardins. Ao final dos jardins tem o Museu D’Orangerie que expõe obras de Monet (ainda não fomos, mas dizem ser belissimo), caso tenha interesse em visitar mais um museu.
Após, você verá a Place de la Concorde, onde fica um obelisco egípicio na rotatória.
![]() |
Place de la Concorde |
Atravessando a rua você chega a famosa Champs Elysees. Nas suas primeiras quadras tem jardins, monumentos, além do Grand e do Petit Palais, que também podem ser visitados.
Seguindo em frente você verá as lojas de luxo, como a primeira loja da Louis Vuitton (vale a pena a visita, mesmo que você não vá comprar nada, pois é um local histórico), e lojas de departamentos como a H&M e a nova Galeries Lafayette, além de muitos restaurantes, e cafés (nessa avenida tem uma filial da famosa Ladurée que é diferente das outras por ter mesa e bar de drinks, mas também muita fila).
![]() |
Louis Vuitton na Champs Elysees |
Seguindo em frente você chegará ao Arco do Triunfo, símbolo do patriotismo e de orgulho francês. Sua construção foi inspirada na tradição da Roma Antiga para celebrar conquistas militares. Levou 30 anos para ser construido e foi inaugurado em 1836. Sua arquitetura tem detalhes cheios de homenagens e significados, como o desenho de 30 medalhões para homenagear batalhas do exército francês e outras esculturas homenageando a paz e as conquistas napoleônicas. Mas cuidado: não atravesse a rua! A rotatória é muito perigosa. Procure pela passagem subterrânea, que te levará ao arco sem risco e você chegará diretamente no Túmulo do Soldado Desconhecido, que homenageia soldados que morreram em tempo de guerra sem que seus corpos tenham sido identificados. Sua instalação foi feita em 1920, após a Primeira Guerra Mundial.
![]() |
Champs Elysees com o Arco do Triunfo ao fundo |
O Arco do Triunfo está no cruzamento de 12 avenidas de Paris, incluindo a Champs-Elysées. Para trás fica La Defense e seu arco e para a frente o Louvre com seus Jardins das Tulherias.
![]() |
Túmulo do Soldado Desconhecido no Arco do Triunfo |
Caso tenha interesse, você poderá subir as escadas do Arco do Trinunfo e apreciar a vista da Champs Elysees, da Torre Eiffel e da parte moderna de Paris, chamada de La Defense. Ele está aberto todos os dias a partir das 10hs e seu ingresso custa 15 euros.
![]() |
Champs Elysees com o Arco do Triunfo ao fundo |
Algumas curiosidades sobre o Arco do triunfo:
1. O aviador Charles Godfrey, ao final da Primeira Guerra Mundial, conseguiu voar pelo centro do arco com seu avião biplano;
2. Adolph Hitler desfilou sob o arco, em 1940;
3. No arco estão gravados nomes de 558 generais e de 128 batalhas importantes da França.
Esse roteiro é bem fácil de seguir por ser uma reta e ter cerca de 3,5km de distância entre o Museu do Louvre e o Arco do Triunfo. Se você reservar um dia inteiro para fazê-lo será tranquilo se começar entre 9/10hs fazendo uma visita ao Louvre de até 2hs e depois seguindo pela Champs Elysees, fazendo paradas para almoço/café, caminhando tranquilamente para fazer suas fotos, admirar a paisagem e até fazer comprinhas.
O trajeto pode ser feito no sentido contrário também, considerando que o museu fecha às 18hs (sexta-feira vai até 21:45hs). Porém, acreditamos ser um pouco mais cansativo deixar o museu para o final depois de um dia de caminhadas e compras. Mas fica a seu critério.
Esse roteiro é ótimo para quem não tem muito tempo na cidade, pois nele você verá muitos locais importantes como a Champs Elysees, o Arco do Trinfo e o Museu do Louvre.
Se você for para Paris podemos preparar um roteiro personalizado para você. Entre em contato conosco por e-mail: vemviajaramor@outlook.com
Deixe um comentário